etnia Judia Mizrahi - Iraniana/Iraquiana - países principais
A etnia Judia Mizrahi - Iraniana/Iraquiana é comum nos seguintes países, de acordo com os dados dos utilizadores de ADN do MyHeritage.
Selecionar outra etnia
As percentagens representam a porção de utilizadores de ADN do MyHeritage com a etnia Judia Mizrahi - Iraniana/Iraquiana nesse país.
Mostrar todos os países
etnia Judia Mizrahi - Iraniana/Iraquiana
Os judeus viveram no histórico Império Persa durante mais de 2.700 anos, exilados tanto pelos babilónios como pelos assírios no que se chamava "os extremos da terra", o Irão e o Iraque de hoje. Cerca de 1.700 anos atrás, os descendentes desses exilados foram atores importantes na criação do Talmud da Babilónia, atestando uma comunidade judaica que prosperou até a Idade Média, quando o bem-estar judaico flutuou, dependendo do governo no poder. No início da década de 1950, mais de três quartos da comunidade judaica iraquiana partiram para Israel, escapando da legislação antijudaica. Milhares de judeus iranianos (também chamados de persas) também migraram para Israel quando o estado foi criado em 1948. Na véspera da Revolução Islâmica de 1978 no Irão, cerca de 80.000-100.000 judeus viveram lá. Desde então, a maioria emigrou para os Estados Unidos, Israel, Canadá e outros lugares, mas hoje cerca de 20 mil judeus ainda vivem no Irão. Os judeus Mizrahi (que significa "oriental" em hebraico) também se encontram no Afeganistão, na Índia, no Uzbequistão e em outras regiões. Alguns estudiosos incluem Mizrahim na definição mais ampla Sefardita, mas não há conexão com a origem ibérica, embora existam semelhanças na liturgia, na alimentação e em outros aspetos culturais.